Personalizar os serviços na logística é uma forma eficiente de se destacar da concorrência, conquistar a fidelização e estreitar o relacionamento com os clientes
De acordo com a Agência Nacional de Transportes em novembro do ano passado existiam no Brasil mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando quase 2 milhões de veículos.
Se destacar nesse setor não é uma tarefa fácil, mas é possível.
Com investimentos em tecnologia, estrutura e pessoal qualificado a possibilidade de desenvolver um diferencial é muito maior. Esses são recursos necessários para construir uma logística personalizada, focada nas peculiaridades e necessidades específicas de cada cliente.
Com a personalização dos serviços logísticos a probabilidade de ter sucesso operacional se expande, assim como a conquista da satisfação do cliente e seu retorno para a realização de novos serviços. É um círculo virtuoso onde todos ganham.
A Via Rápida Transportes, empresa especializada em atender às necessidades de transporte de carga com qualidade diferenciada, preparou esse artigo com as principais informações sobre a logística personalizada e sua aplicação na logística reversa. Acompanhe:
O que é a logística personalizada?
É o que acreditamos ser meta de todo gestor logístico, que busca desenvolver estratégias para entregar um serviço de forma que o cliente se sinta especial e não somente mais um numa multidão.
Os clientes estão a cada dia mais bem-informados e a grande maioria, não se contenta mais com o serviço padronizado. Eles querem mais do que é oferecido para todos, querem uma solução que leve em conta os seus desejos, necessidades e valores, que devem ser empenhados nos serviços prestados.
A logística personalizada é aquela que atende a todos esse requisitos e que tem a cara do cliente.
Benefícios da logística personalizada
São muitos os benefícios da logística personalizada, que realizada com eficiência, gera novos negócios. Listamos os principais:
- Maior assertividade – com um serviço personalizado as possibilidades de acerto são maiores e o desperdício de recursos e tempo são minimizados, uma vez que todo o esforço é empregado naquilo que o cliente realmente precisa;
- Gera maior fidelidade – a fidelidade do cliente deve ser o principal objetivo de qualquer negócio, e na logística não é diferente. Os clientes de uma logística personalizada recorrem com maior frequência aos serviços da empresa, entendendo que eles (os serviços) agregam valor aos negócios deles;
- Melhora o relacionamento com os clientes – a logística, para ser personalizada, precisa que se conheça muito o cliente e esse processo o aproxima do gestor que, a cada serviço entregue de forma única, eleva a relação com o cliente a outro patamar. Oferecer uma logística personalizada significa adicionar um toque humano e familiar a todas as interações;
- Agrega valor às escolhas dos clientes – Com uma maior assertividade, a logística personalizada garante ao cliente que as opções ofertadas valem a pena e que os serviços oferecidos de forma exclusiva agregam valor aos seus negócios.
Como realizar uma logística personalizada
Para oferecer o serviço ideal para o cliente, considerando suas particularidades e necessidades, é necessário conhecê-lo de verdade. Só conhecendo suas operações, clientes e aspirações, será possível entregar uma logística sob medida. Nesse sentido alguns fatores podem ser observados:
- Tenha um time qualificado – para obter as informações necessárias para desenvolver uma logística personalizada é preciso contar com uma equipe especializada, que tenha sensibilidade, profissionalismo e, fundamentalmente, que goste de gente;
- Invista nos multicanais – personalização se faz com fácil acesso entre as partes envolvidas no processo. Não basta disponibilizar vários canais, faz-se necessário garantir a mesma consistência em todos eles;
- Solicite um feedback – ouvir os clientes é fundamental para personalizar as operações de forma maios efetiva. Saber o que ele achou, expectativas satisfeitas e pontos que podem melhorar são fundamentais para conquistar uma logística sob medida;
- Acompanhe o cliente – essa é uma forma de descobrir o que o cliente pensa de forma indireta, sem precisar perguntar por meio de pesquisas. Dessa forma é possível entendê-lo melhor. Esse monitoramento é complexo, uma vez que envolve a análise de um grande volume de dados brutos para obter conhecimento contextual das expectativas dos clientes.
A logística reversa e a personalização
A logística personalizada é de fundamental importância para a logística reversa. Isso porque o nível de conhecimento e serviços exclusivos para fazer retornar produtos e resíduos para a sua origem precisa ser o mais elevado possível.
Estamos acostumados com os processos da logística convencional, que fazem a movimentação, a armazenagem e o controle de estoques, o despacho e transporte das cargas. Todavia, esses mesmos produtos transportados, por vezes, por avaria ou escolha indevida, precisam retornar a sua origem.
O mesmo caminho pode ser trilhado pelos resíduos gerados pelos produtos transportados, como as embalagens, que podem fazer o caminho contrário. É esse o conceito da logística reversa.
A proposta desse modelo é promover mais sustentabilidade nessa relação entre a empresa e o consumidor. É por meio da logística reversa personalizada que conseguimos dar a destinação certa para alguns materiais. Ou encaminhamos para os destinos responsáveis por reaproveitá-los em novos processos, minimizando o consumo de recursos e matérias-primas, o que também promove a redução de custos.
A logística reversa é regulamentada pela Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como pelo Decreto nº 7.404. Nesses documentos fica estabelecido que as empresas têm uma responsabilidade compartilhada pelos ciclos de vida dos produtos e a logística reversa.
A Via Rápida Transportes, especialista em serviços logísticos aéreo e rodoviário, é referência na logística personalizada, seja nas operações convencionais ou na logística reversa. Com a realização da logística reversa com personalização, a empresa ajuda na minimização do impacto ambiental e promove a sustentabilidade no consumo.