Facilidade e Seguraça no Transporte
28 jan

Saiba o que é uma logística personalizada, seus benefícios e como pode ser aplicado a logística reversa

Personalizar os serviços na logística é uma forma eficiente de se destacar da concorrência, conquistar a fidelização e estreitar o relacionamento com os clientes

De acordo com a Agência Nacional de Transportes em novembro do ano passado existiam no Brasil mais de 700 mil transportadoras e frotas registradas, entre autônomos, empresas e cooperativas, somando quase 2 milhões de veículos.

Se destacar nesse setor não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Com investimentos em tecnologia, estrutura e pessoal qualificado a possibilidade de desenvolver um diferencial é muito maior. Esses são recursos necessários para construir uma logística personalizada, focada nas peculiaridades e necessidades específicas de cada cliente.

Com a personalização dos serviços logísticos a probabilidade de ter sucesso operacional se expande, assim como a conquista da satisfação do cliente e seu retorno para a realização de novos serviços. É um círculo virtuoso onde todos ganham.

A Via Rápida Transportes, empresa especializada em atender às necessidades de transporte de carga com qualidade diferenciada, preparou esse artigo com as principais informações sobre a logística personalizada e sua aplicação na logística reversa. Acompanhe: 

O que é a logística personalizada?

É o que acreditamos ser meta de todo gestor logístico, que busca desenvolver estratégias para entregar um serviço de forma que o cliente se sinta especial e não somente mais um numa multidão.

Os clientes estão a cada dia mais bem-informados e a grande maioria, não se contenta mais com o serviço padronizado.  Eles querem mais do que é oferecido para todos, querem uma solução que leve em conta os seus desejos, necessidades e valores, que devem ser empenhados nos serviços prestados.

  A logística personalizada é aquela que atende a todos esse requisitos e que tem a cara do cliente.

Benefícios da logística personalizada

São muitos os benefícios da logística personalizada, que realizada com eficiência, gera novos negócios. Listamos os principais:

  • Maior assertividade – com um serviço personalizado as possibilidades de acerto são maiores e o desperdício de recursos e tempo são minimizados, uma vez que todo o esforço é empregado naquilo que o cliente realmente precisa;
  • Gera maior fidelidade – a fidelidade do cliente deve ser o principal objetivo de qualquer negócio, e na logística não é diferente. Os clientes de uma logística personalizada recorrem com maior frequência aos serviços da empresa, entendendo que eles (os serviços) agregam valor aos negócios deles;
  • Melhora o relacionamento com os clientes – a logística, para ser personalizada, precisa que se conheça muito o cliente e esse processo o aproxima do gestor que, a cada serviço entregue de forma única, eleva a relação com o cliente a outro patamar. Oferecer uma logística personalizada significa adicionar um toque humano e familiar a todas as interações;
  • Agrega valor às escolhas dos clientes – Com uma maior assertividade, a logística personalizada garante ao cliente que as opções ofertadas valem a pena e que os serviços oferecidos de forma exclusiva agregam valor aos seus negócios.

Como realizar uma logística personalizada

Para oferecer o serviço ideal para o cliente, considerando suas particularidades e necessidades, é necessário conhecê-lo de verdade. Só conhecendo suas operações, clientes e aspirações, será possível entregar uma logística sob medida. Nesse sentido alguns fatores podem ser observados:

  • Tenha um time qualificado – para obter as informações necessárias para desenvolver uma logística personalizada é preciso contar com uma equipe especializada, que tenha sensibilidade, profissionalismo e, fundamentalmente, que goste de gente;
  • Invista nos multicanais – personalização se faz com fácil acesso entre as partes envolvidas no processo. Não basta disponibilizar vários canais, faz-se necessário garantir a mesma consistência em todos eles;
  • Solicite um feedback – ouvir os clientes é fundamental para personalizar as operações de forma maios efetiva. Saber o que ele achou, expectativas satisfeitas e pontos que podem melhorar são fundamentais para conquistar uma logística sob medida;
  • Acompanhe o cliente – essa é uma forma de descobrir o que o cliente pensa de forma indireta, sem precisar perguntar por meio de pesquisas. Dessa forma é possível entendê-lo melhor. Esse monitoramento é complexo, uma vez que envolve a análise de um grande volume de dados brutos para obter conhecimento contextual das expectativas dos clientes.

A logística reversa e a personalização

A logística personalizada é de fundamental importância para a logística reversa. Isso porque o nível de conhecimento e serviços exclusivos para fazer retornar produtos e resíduos para a sua origem precisa ser o mais elevado possível.

Estamos acostumados com os processos da logística convencional, que fazem a movimentação, a armazenagem e o controle de estoques, o despacho e transporte das cargas. Todavia, esses mesmos produtos transportados, por vezes, por avaria ou escolha indevida, precisam retornar a sua origem.

O mesmo caminho pode ser trilhado pelos resíduos gerados pelos produtos transportados, como as embalagens, que podem fazer o caminho contrário. É esse o conceito da logística reversa. 

A proposta desse modelo é promover mais sustentabilidade nessa relação entre a empresa e o consumidor. É por meio da logística reversa personalizada que conseguimos dar a destinação certa para alguns materiais. Ou encaminhamos para os destinos responsáveis por reaproveitá-los em novos processos, minimizando o consumo de recursos e matérias-primas, o que também promove a redução de custos.

A logística reversa é regulamentada pela Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, assim como pelo Decreto nº 7.404. Nesses documentos fica estabelecido que as empresas têm uma responsabilidade compartilhada pelos ciclos de vida dos produtos e a logística reversa.

A Via Rápida Transportes, especialista em serviços logísticos aéreo e rodoviário, é referência na logística personalizada, seja nas operações convencionais ou na logística reversa. Com a realização da logística reversa com personalização, a empresa ajuda na minimização do impacto ambiental e promove a sustentabilidade no consumo.

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.

*

× Como posso te ajudar?