Quando falamos em logística reversa, este é um assunto que gera muitas dúvidas, especialmente sobre o seu funcionamento e como efetuá-lo de maneira correta para as operações logísticas. Desse modo, entende-se que seu principal objetivo é o retorno do produto ou parte dele para as empresas, seja para seu devido descarte ou devolução de compra.
Neste sentido, o tema é regulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos de acordo com a lei N° 12.305/2010, que determina a implementação adequada para distribuidores, comerciantes, fabricantes, entre outros. E ainda, trata-se de um procedimento com certa abrangência em suas atividades, como o recolhimento de mercadorias que não foram vendidas pelas lojas, busca pelos produtos que apresentam defeitos ou com venda cancelada pelo cliente e produtos para fins de reciclagem, por exemplo.
Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a logística reversa e quais são seus benefícios. Confira:
O que é a logística reversa?
A logística reversa refere-se a prática que fomenta a reciclagem de materiais após o seu consumo. Sendo assim, ela funciona da seguinte maneira: o produto que foi adquirido e utilizado pelo consumidor, muitas vezes requer o descarte correto, seja por causa do seu término da vida útil ou validade que chegou ao fim, tornando-o impróprio para consumo. Por isso, algumas empresas disponibilizam essa solução, o qual se prepara para receber os itens e, em seguida, dar-lhe o encaminhamento devido. Em geral, é feita a reutilização, reciclagem ou desmanche desses materiais a fim de assegurar a preservação do meio ambiente, sendo essa categoria chamada de logística reversa de pós-consumo.
Além disso, a logística reversa também é utilizada para o retorno de mercadorias à cadeia de distribuição antes mesmo que tenha sido usada pelo consumidor. Isso ocorre, geralmente, quando o item apresenta algum tipo de defeito, ou ainda, por não ter atendido às suas exigências e expectativas. Neste caso, busca-se a mercadoria devolvida e quando necessário, realiza-se sua recuperação para que volte à cadeia de distribuição, dando essa categoria o nome de logística reversa de pós-venda.
Afinal, como funciona essa operação?
É importante primeiramente entender que a logística reversa pode atuar de maneira compartilhada, ou seja, dividindo sua responsabilidade com a população, os órgão públicos e o setor privado.
Neste contexto, a população tem como função a de consumidor, que é basicamente entregar os resíduos que utilizou, conforme condições solicitadas e em lugares definidos por este sistema.
Já para o setor privado, a sua responsabilidade refere-se à gestão ambiental correta dos resíduos sólidos. Sendo que, isto é possível por meio de ações como:
- Reintegração dos materiais na cadeia de produção, isto é, reciclagem ou reúso;
- Inovações socioambientais, como é o caso de produtos sustentáveis ou descarte consciente;
- Uso racional de materiais, prevenindo desperdícios e poluição.
E os órgãos públicos, terão que fiscalizar todo esse processo e definir quais são as obrigações legais. Além do mais, a partir disso, educa e conscientiza as pessoas sobre a importância de ações sustentáveis.
Etapas da logística reversa
É crucial compreender que diante disso, a logística reversa é efetuada em cinco etapas:
- A população é conscientizada sobre a importância e o seu papel na logística reversa;
- O consumidor devolve a embalagem ou produto ao distribuidor;
- O distribuidor remete ao fabricante;
- O fabricante encaminha para o reuso, reciclagem ou descarte correto;
- E por fim, os órgãos públicos fiscalizam a cadeia e garantem que tudo seja feito corretamente.
Vale ressaltar que, essas etapas se aplicam tanto para logística reversa de pós-consumo quanto para a de pós-venda.
Benefícios da logística reversa
Certamente os procedimentos que são realizados por meio da logística reversa, resultam em benefícios diversos para as operações logísticas. Assim, entre os quais podemos destacar:
Melhora na imagem da empresa
Com o desenvolvimento sustentável promovido pelas ações da logística reversa, permitirão que os clientes tenham uma ótima percepção da empresa. Dado que, notará o quanto a organização preocupa-se com a preservação do meio ambiente e então, darão preferência aos seus serviços. Contudo, isso não interfere apenas na opinião dos clientes, mas também dos parceiros, o que facilitará o fechamento de novos negócios.
Reaproveitamento de materiais
O reaproveitamento de materiais é uma das práticas mais interessantes dessa operação, já que diminuirá a aquisição de matérias primas. Por consequência, reduzirá os custos com esses materiais, impactando diretamente na lucratividade e tornando os produtos mais acessíveis às pessoas que desejam adquiri-los.
Redução de custos
Essa é uma atividade que reduz significamente os custos envolvidos no processo. Exemplo disso, é que veículos que normalmente voltam vazios das entregas, podem ser utilizados para o retorno de mercadorias, o que economiza tempo e combustível. Além disso, conforme já mencionado, otimiza os materiais por meio do reaproveitamento e reparação.
Satisfação dos clientes
A política de troca e devoluções afeta diretamente o relacionamento entre empresa e cliente. Por essa razão, é primordial a criação de uma política estratégica que vise rapidez e eficiência tanto no atendimento, quanto na conclusão deste serviço. Pois, quando mal executado geram impactos negativos sobre a empresa.
Portanto, constata-se que a logística reversa é uma importante prática do setor, o qual quando implementada adequadamente torna mais fácil o caminho para as empresas reduzirem seus custos e colaborarem com o meio ambiente. Além do que, é uma forma de atender as necessidades dos clientes quando não ficam satisfeitos com o produto que adquiriram.
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