Modal que entrega agilidade, segurança e precisão deve apresentar crescimento na demanda de 13,1% neste ano, na comparação com 2020
O transporte aéreo de cargas tem fundamental importância na logística mundial, encurtando distâncias, imprimindo agilidade e segurança operacional. São esses motivos que fazem com que o modal ganhe destaque, já que os processos logísticos requerem cada vez mais agilidade, respostas rápidas e precisas, e ele atende com primazia tais necessidades.
Essa modalidade de transporte de cargas tem sido uma sustentação importante às companhias aéreas neste momento de crise e deve apresentar crescimento na demanda (medida em toneladas de carga por quilômetro, ou CTK) de 13,1% neste ano na comparação com 2020, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
Ainda de acordo com a associação, o setor de carga representava algo entre 10% e 15% das receitas das aéreas antes da crise. No ano passado, o porcentual foi para 35%. A estimativa é de uma leve normalização neste ano. Mesmo assim, o setor de carga deve representar algo perto de 30% das receitas totais das companhias.
O setor tem encontrado suporte principalmente no segmento de e-commerce e no transporte de medicamentos. Neste cenário o modal aéreo assumiu papel protagonista nesta crise ao prover soluções para o transporte de itens médicos e vacinas em regiões remotas. No Brasil, por exemplo, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) costurou uma malha essencial que foi mantida mesmo nos períodos mais graves da crise para evitar que regiões ficassem ilhadas.
A Via Rápida Transportes, especialista em serviços logísticos aéreo e rodoviário, preparou esse artigo com as principais questões que envolvem a atividade. Acompanhe
O transporte aéreo de cargas é só para encomendas urgentes?
Não. Há muito tempo deixou de ser só para atender demandas urgentes. Embora continue sendo um fator determinante para a escolha do modal, tem sido muito utilizado para outras necessidades, como o envio de objetos pessoais.
Dentre as cargas que mais são transportadas no modal aéreo, estão as perecíveis, que podem sofrer deterioração (se expostas a mudanças de temperatura, umidade e condições ambientais desfavoráveis durante o transporte aéreo), cargas vivas, perigosas, de restos mortais, frágeis ou valiosas.
Como as cargas podem ser transportadas neste serviço?
Podem ser transportadas tanto por aeronaves específicas quanto nos porões de aeronaves de passageiros, na logística nacional e internacional de produtos. Por requerer alguns cuidados específicos no manuseio e transporte das cargas nessa modalidade, certas medidas de segurança são exigidas, como a etiquetagem (toda carga transportada via aérea, deve estar rigidamente identificada com o remetente, destinatário e destino, e possuir os avisos de especificidades nas etiquetas.
Como é a segurança no transporte aéreo de cargas?
É total, já que o serviço de transporte de cargas aéreo não está sujeito ao roubo de cargas comumente visto nas estradas.
Também possibilita um menor tempo de exposição de mercadorias nos armazéns, limitando o manuseio das cargas e reduzindo o risco de furto, extravio ou avarias. Além do mais, algumas cargas como eletrônicos e frágeis não ficam expostos às condições climáticas.
O modal aéreo ainda oferece, um serviço de SAC e rastreamento humano muito grande (com informações atualizadas e passadas por telefone, como embarque/desembarque por exemplo), o que facilita a localização da carga em trânsito.
Além da segurança, quais os benefícios do transporte aéreo de cargas?
O modal aéreo traz importantes benefícios que vão além da segurança, já destacada, como:
– Maior agilidade, já que o modal oferece mais rapidez no deslocamento de cargas, que podem ser entregues no mesmo dia, dependendo da região. Em lugares remotos, por exemplo, o modal aéreo é o meio mais usado para imprimir rapidez na operação;
– Rastreamento da carga, pois as empresas aéreas possuem
rastreamento da carga online, com informações em tempo real sobre o envio. Certamente uma vantagem competitiva;
– Maior cuidado com a carga transportada, já que as companhias aéreas têm um controle de qualidade bem rigoroso e oferecem um tratamento mais adequado, mantendo assim a integridade da carga que viaja a bordo;
– Importante redução no custo de embalagem, pois as embalagens reforçadas passam a ser desnecessárias com as condições de transporte mais favoráveis;
– Seguro de carga mais em conta, já que como o modal aéreo representa baixos índices de acidentes, furtos e roubos, o que o torna um dos mais seguros e faz o custo de seguro ser menor que o do modal rodoviário, por exemplo.
Quais são os modelos de transporte aéreo de cargas e suas indicações?
Dentro do modal aéreo, existem serviços diferentes para atender demandas distintas:
– Aéreo convencional – indicado para quem busca o menor preço. Por isso é a mais utilizada no modal, porém com o prazo mais longo;
– Aéreo emergencial – indicado para as cargas que demandam maior velocidade nas etapas, da coleta a entrega no destino final. Normalmente com prazo de entrega de até 24 horas nas principais capitais do País;
– Próximo voo – indicado para demandas que precisam ser despachadas no mesmo dia, também conhecido como D-0;
– Just in Time – indicado para quem busca agilidade e previsibilidade, já que realiza as entregas das cargas no tempo certo. Ideal para mercadorias com hora marcada;
– Next day – indicado para quem busca coletas e entregas de segunda a sexta. Neste modelo a entrega acontece no dia subsequente ao embarque na carga no aeroporto. Também conhecido com D-1;
– Hotline – indicado para quem busca agilidade e uma segurança pessoal. Esta modalidade de entrega “a jato” foi criada especialmente para o transporte de produtos que demandam total urgência. Nela, um profissional embarca com a carga no primeiro voo disponível, e fica responsável pelo acompanhamento e pela entrega do produto.
A Via Rápida realiza com excelência o transporte aéreo de cargas, com total agilidade, segurança e cuidado com o material deslocado. O serviço garante, além da rapidez, facilidade ao percorrer longas distância.
Encurtamos distâncias para transportar produtos frágeis, com curto prazo de validade, mercadorias de grande valor agregado e para os casos em que a velocidade operacional for essencial.